sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PRÉVIA DO SISTEMA HELLBLAZER (Em fase de testes)


Criação de personagem:

A criação de personagem é bem simples e se divide em 5 etapas. A primeira é simples e se resume e você definir seu personagem. O que ele é na vida, podendo ir desde um simples estudante até um policial. O importante é caracterizar o personagem em um breve histórico.

Após a delimitação física/psicológica/social inicia-se a escolha dos atributos num total de 14(quatorze) que estarão dependentes do background pré-definido pelo jogador, ou seja, se você é um estudante do ensino médio não poderá colocar atributos como investigador criminal ou atirador de elite, por que em termos narrativos não faria o menor sentido. Os atributos nada mais são do que o conjunto de características que fazem parte do seu personagem e que irão compor a parada de dados para jogadas relacionadas com as respectivas características, trocando em miúdos, digamos que em determinada situação colocada pelo mestre, como por exemplo, atirar com uma arma de fogo, você observa que possui como atributos as opções “bom no gatilho”, “atirador” e “bom de mira”, então você já terá 3 dados garantidos para realizar seu teste. Lembrando que o sistema usa dados de seis faces (d6) e que não existe limite de dados no jogo.

Após a escolha dos atributos é opcional a escolha de 4(quatro) perícias que deverão estar relacionadas aos atributos de sua planilha. Tomando o exemplo do parágrafo anterior: Você deseja atirar com uma arma de fogo e já possui os 3 dados garantidos pelos seus atributos, daí percebe que tem a perícia “atirador de elite” logo você poderá adicionar mais 2(dois) dados a sua parada. A limitação da escolha das perícias é: Uma para lutas corpo-a-corpo, uma para armas de longa distância ou de contato/cortantes/perfurantes e as outras duas podem ficar para níveis de conhecimento ou outras atividades especializadas que não sejam excluídas pelas limitações da regra.

MAGIA

No campo GRIMORIUM serão colocadas as magias que o personagem possui em seu conhecimento. As magias são organizadas em leves, médias e pesadas, podendo ser escolhidas até 4 magias iniciais. Não existe uma tabela oficial de classificação das magias, pois o mestre é quem definirá o peso de cada magia que permitir aos seus jogadores, assim os mesmo poderão libertar sua imaginação para desenvolver as magias que acharem mais legais, ao invés de consultar uma tabela ou algo assim. A questão em HELLBLAZER é: Magia tem um preço e você precisa pagar pelo seu uso. É ai que entra o mecanismo de SANIDADE.

Magias de classificação leve como por exemplo a modificação de características leves no corpo ou pequenas adivinhações podem ser feitas sob o pagamento de 1 ponto de sanidade, enquanto que magias de nível médio pagam o valor de 3 pontos e pesadas a partir de 5 pontos dependendo do efeito que possuírem. É interessante colocar aqui que dependendo do efeito da magia ela pode variar em custo, por exemplo: Se você possui hipnotizar como poder de classificação leve, mas pra custar apenas 1 ponto de sua sanidade precisa usar apenas em um humano, ao usar em mais de um necessita de 3 pontos e em seres sobrenaturais de 5 pontos, em vários seres sobrenaturais ao mesmo tempo 20 pontos, e assim por diante.

Os pontos de sanidade devem ser definidos pelo nível do personagem. Nível inicial começa apenas com 20 pontos de sanidade e adquire mais 10 por nível. Os pontos vão sendo consumidos em jogo de acordo com as magias que vai se usando. Quando atingido o patamar de 10 pontos gastos o personagem adquire a primeira perturbação temporária que vai variar de acordo com a imaginação insana do narrador e constar na lista de perturbações com um “T” entre parênteses bem ao lado.

Essas perturbações podem variar entre visões de fantasmas, vozes gritando ou até mesmo sintomas físicos como náuseas ou dor de cabeça. Para perder uma perturbação é necessária uma rodada de meditação ou cura por magia. Atingindo o limite de 20 pontos de sanidade é possível adquirir a primeira perturbação permanente(P) que caminhará com o personagem até o fim dele ou até ser removida por meio de magia, então pensem bem antes de gastar 20 pontos de magia em uma única sessão de jogo ou rodada.

As perturbações temporárias podem ser desde psicológicas até mesmo maldições ou máculas na alma (danação eterna no inferno, peregrinar sem paz entre os espíritos após a morte, habitar corpos podres de mortos) tudo dependerá da imaginação do narrador.

DANO

O dano em números não existe no sistema HELLBLAZER, mas sim as circunstâncias do personagem. Tudo o que for referente ao estado físico dele será anotado nesse campo, ou seja, se você levar um tiro, dependendo onde for te coloca no estado de baleado na perna digamos. Cada condição pode tirar um dado da parada no momento dos testes. Algumas circunstâncias, como “nocauteado”, não te darão oportunidade de testes durante o momento que a circunstância prevalecer.

ROLANDO DADOS

Os testes se baseiam nos atributos, perícias (se houver alguma relevante para a ação) e magias também. Podem ser influenciados negativamente pelas perturbações e circunstância. Você deseja atirar em alguém e já possui 3 dados advindos dos atributos “bom no gatilho”, “atirador” e “bom de mira”, mais 2 dados pela perícia “atirador de elite”. Somam-se 5 dados para o teste, porém o personagem possui na ficha duas perturbações adquiridas pelo uso da magia sendo elas “gritos do além” e “visão meio embaçada”, retira-se então 2 dados de sua parada. Observa-se também que o personagem possui “braço quebrado” nas suas circunstâncias, reduzindo-lhe mais um dado, logo a jogada será com apenas 2d6.

ELIMINANDO PERTURBAÇÕES TEMPORÁRIAS

Esse tipo de perturbação irá sumir após a duração de uma rodada em meditação sem interrupções.

ELIMINANDO PERTURBAÇÕES PERMANENTES, MALDIÇÕES OU MÁCULAS ADVINDAS DE USO DE MAGIA

Nesse caso apenas através de pacto com ser mais poderoso geralmente extra planar, ou do uso de magia antiga rara para eliminar o inconveniente.

11 comentários:

  1. é mano,agora sim estou por dentro das regras do jogo.ficou muito bom esse sistema,bem pratico mesmo.espero que futuramente tu coloques as regras reunidas em um só livro para todos poderem usufruir do teu jogo,kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Rapaz esse sistema é igual LINUX, o povo vai poder modificar a vontade, no entanto que seja pra melhor, por que se for pra CAGAR vai ser PHODA....kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Carai, tá muito bom esse sistema + cenário. Andou lendo muito Hell Blazer mesmo.

    PS: Hoje tivemos um dia cheio aqui, 3 sistemas/cenários publicados um atrás do outro!

    ResponderExcluir
  4. é verdade né,os sistemas da casa estão bombando,espero que a galera goste,por que gostei de todos.

    ResponderExcluir
  5. Cara, isso td me inspira a voltar a postar coisas sobre o meu X...

    ResponderExcluir
  6. Bem bacana o sistema. Acho que entra no clima de Hellblazer.

    O sistema lembra algumas características do PROSE DESCRIPTIVE QUALITIES, que por sinal também parece massa e tem licença aberta.

    Bom, Hellblazer não costuma ser o tipo de cenário com ação frenética, então perder um momento avaliando quais características usar dentre todas as possíveis talvez não seja um problema.

    Gostei da idéia das Perturbações. É bacana porque o nome se associa a coisas mais amplas do que apenas desvantagens mentais. Por este nome ser amplamente usado no Storyteller/Storytelling, a minha primeira impressão é de que seria como lá apenas.

    Enfim, boa sorte com o projeto. Sempre quis ver um RPG voltado especificamente para o universo Vertigo; quem sabe não acaba acontecendo de expandir o Hellblazer pra outros cenários no futuro, não é?

    ----------
    http://esquizofrequente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Bacana mesmo! Minha dica seria dar uma conferida em Terra Devastada, pois o sistema básico é muito parecido com este. Na melhor das hipóteses, você poderia se concentrar nas regras de magia, pois o "trabalho pesado" já teria sido adiantado para você.

    ResponderExcluir
  8. Caros amigos romanos conterrâneos...rsrs...O sistema está em fase de desenvolvimento/mudanças ainda. Ontem graças a cerveja abstrai umas mudanças para sistema de dano desse jogo e creio que algumas outras virão. O sistema lembra outros como FATE e TERRA DEVASTADA, mas o foco é torna-lo melhor em relação a alguns buracos que os sistemas citados não preenchem e aos poucos torna-lo até mesmo mais dinâmico para outros tipos de rpg. Meu próximo passo é fazer algo voltado também para o cenário SANDMAN, logo minha intenção é montar rpgs voltados pra linha Vertigo sim.

    ResponderExcluir