terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Protótipo para play teste de Nephalin no encontro Indie RPG Pará


O encontro de dezembro do RPG Pará na saraiva se aproxima. Como já sabemos, "RPG's Independentes" será o tema da vez, e teremos a oportunidade de fazer mais play teste de nosso cenário em desenvolvimento: Nephalin - A Falange dos Esquecidos.

Abaixo, trago os modelos de fichas que usaremos no mesmo, uma evolução de uma 1º versão que trabalhamos entre nós e no evento Amazon Comic Con. Vai a versão 2.0 de protótipo de ficha do cenário.

A ficha direcionada à raça principal de nosso Litígio Gótico Contemporâneo. Todas as outras possuem o mesmo modelo, tendo mudanças de detalhes relacionados a contexto do cenário e sistemas específicos a cada uma.

Como podemos ver, os destaques e posições de títulos deixaram bem claro o espaço das características básicas e das características adquiridas, o cerne do sistema Espírito Livre, onde o jogador basicamente lança um dado para cada uma das duas características envolvidas no teste, com o nº de lados relacionados à Variação (níveis) das mesmas.

O trio na parte de baixo de Características Sobrenaturais, Essenciais e Vital, são o mais importante para imprimir as complicações do cenário e dar o toque central ao mesmo. No centro o Estado de Fé, a característica que varia de acordo com as vivências que o personagem vai encontrando no decorrer de uma sessão; é como um termômetro que indica se o mesmo tem a força necessária para enfrentar seus perigos e inimigos, ou se sucumbirá ao que lhe molesta. Depende de estar positivo seu Estado de Fé para que possa usar as Manifestações, os "poderes" desses seres sobrenaturais. 

Logo abaixo das Manifestações os Aspectos, marcas, evidências de uma raça, que obviamente precisam ser escondidas e usadas com prudência, já que os Nephalin são permanentemente caçados, e cada raça possui suas necessidades de esconder-se no Litígio.

No sistema de Vital queremos realçar ao máximo o realismo. As partes do corpo possuem seus níveis de vital e suas dificuldades específicas para serem acertadas. Quando uma certa parte é atingida em 3 níveis, fica incapacitada; um quarto acerto deixa inútil a ponto de necessitar amputação; se for um ponto vital, como cabeça, pulmão, coração, o personagem corre risco de vida, tendo que ser atendido urgentemente; se levar um quarto nível de dano, morre. 

Aqui a ficha direcionada aos Diluvian, os caçadores de Nephalin. Destaque para a Determinação, onde na ficha acima era de +1 a +3, aqui fica de +1 a +6; os Diluvian são caçadores implacáveis criados por Iehowh para não falharem, e para isso possuem um poder físico, mental e Sobrenatural superior às demais raças, o que se expressa também em seus Aspectos.

Esta é a ficha para os Baalihan, os Meio Demônios; o que muda aqui principalmente é o Estado de Fé, que se torna Vícius, a "Fé", dessa raça. Precisam constantemente viver cometendo seus Vícius, que consiste normalmente em conseguir Degradação Humana, corromper humanos a depender da Línea, como por exemplo os Abigorth, que precisam criar Ira e conflitos entre Humanos.  

Sobre os Ninrodian, ainda estamos devendo mais detalhes sobre eles (acabou sendo a raça mais complexa e polêmica entre nós...) mas aqui a ficha mostra algumas coisas que poderemos usar no play teste. Vejamos o Estado de Fé ou Vícius, aqui fica Convicção, relacionada ao que os Ninrodian acreditam, a possibilidade de os Humanos terem de fato o livre arbítrio, o que acreditam não existir (com as variações das distintas Famílias Ninrodian, por vezes enfrentando as próprias ideias de Céu e Inferno).

As Manifestações aqui se tornam Dons, que são os poderes específicos de cada Ninrodian, muito mais sutis e por vezes simples, mas também menos "cansativos" ao Spiritum do Ninrodian, e perfeito para um mundo onde saber qual o próximo passo da sombra pode ser a única salvação.

É isso aí, testamos tudo isso ai neste sábado; até lá!

2 comentários:

  1. Algumas fichas diferentes:

    http://dadoslimpos.blogspot.com/2011/09/diferentes-e-fantasticos-designers-de.html

    Procurem também por In Nomine, pelo menos a versão americana.

    Devo citar este ponto dia 10 agora, sobre minha visão das fichas e a importância delas.

    Gilson

    ResponderExcluir