"Apresentamos aqui os primeiros rascunhos e ideia de sistema para "Guardiões dos Sonhos"; optamos por ser bem narrativista, porque é a única forma de responder ao que queremos trabalhar no cenário e com os jogadores: a imaginação infinita que é possível surgir de quem ainda acredita nos sonhos e fantasia.
O sistema de regras utiliza apenas D6 e funciona por resoluções de cenas, onde o que definirá se o personagem e o grupo de aventureiros se dá bem ou mal será uma combinação de dados contra outra combinação; não há somas comparação de números com atributos, nada disso; apenas combinação de dados. Já temos algo aqui em baixo, seguimos trabalhando neste belo projeto."
Os inimigos dos Guardiões dos Sonhos invadem o subconsciente normalmente das crianças de 3 a 5 anos, idade pré-escolar em que afloram ao máximo as suas capacidades criativas; o que desejam os invasores é nada mais que se alimentarem de toda a fantasia do infantil ser, derrotando os Guardiões dos Sonhos e incutindo pesadelos no subconsciente irracional, que é o modo de se alimentarem. Se isso acontecer permanentemente, significa a derrota completa dos Guardiões, e a criança protegida de alguma forma vai se tornando mais “racional”, isto é, vai perdendo sua capacidade criativa e fantástica de pensar; isso normalmente virá com algum tipo de pressão social, certamente dos pais, que farão de tudo para que o filho deixe de acreditar nas coisas terríveis que diz ver e sonhar. Uma pena que, chegado esse terrível momento, os primeiros a serem deixados de lado são os brinquedos...e isso significa nada mais nada menos que o fim dos Guardiões dos Sonhos que tanto estiveram ao lado de seu protegido, mas infelizmente, teriam falhado.

Sim, aqueles simples brinquedos jogados ao canto, desarrumados no quarto bagunçado, ou enfileirados na estante, de noite, quando as crianças dormem e a escuridão toma conta do quarto, sem ninguém saber, são eles que garantem a segurança daquele que acredita neles, que sonha, que brinca e imagina no dia a dia. Estes são, os Guardiões dos Sonhos.
Utilização
dos dados mágicos. (Sistemas)
No mundo dos sonhos e pesadelos, existem objetos que são verdadeiros totens-guia aos Guardiões dos Sonhos: os dados mágicos. No entanto, esses objetos de seis lados são extremamente brincalhões e caóticos, podendo em um momento atrapalhar os Guardiões e até mesmo dar vantagem aos seres das sombras e escuridão ou ao Senhor dos Sonhos e Pesadelos. Eles existem no mundo dos Sonhos e Pesadelos fazendo seus lances de sorte ou azar, que possuem uma grande quantidade de variações, como se fosse uma linguagem que comunica esses objetos entre si, ou os seres que habitam o mundo dos sonhos e pesadelos. Talvez a única coisa que possa controlar esses objetos mágicos seja a imaginação, mas nem sempre é possível tal feito.
Os lances possíveis aos dados mágicos são: 3 números iguais ou mais, uma seqüência de três números ou mais, uma seqüência de impares ou pares, duas duplas ou mais, o maior número de um lance. Cada lance tem sua intensidade de poder mágico, decrescente na ordem respectiva acima, que se enfrentam entre os lances de Sonhos e Pesadelos quando os guardiões dos Sonhos se deparam com seus inimigos ou os desafios que surgem. Obviamente, quanto mais dados para o lance, mais possibilidades de conseguir uma melhor e maior combinação.

Vamos
a um exemplo:
Fran,
uma jogadora com o personagem “Ford quatro portas”, um carrinho de fricção com
as seguintes características:
Imaginação ooooo
Sonhos ooo
Pesadelos oooo
Fantasia ooo
vai
fazer um lance para o desfecho de seu personagem na cena, após o narrador
introduzir:
“Vocês estão prestes a atravessar o mar de chocolate graças à
fragata de biscoitos, com a ajuda do capitão formiga; de repente, uma
tempestade de açúcar começa a cair e a fragata corre o risco de afundar.”
Ela
é a primeira da rodada a jogar no grupo, coloca em mesa os 4 dados de pesadelos e os 3 dados de
sonhos. O senhor dos sonhos e pesadelos pede para que ela decida se vai jogar
simples ou modificar o lance. Se for simples, lança os dados que possui; se
modificar, pode retirar pontos de pesadelo e/ou acrescentar pontos de sonhos no
mesmo lance de acordo com seus pontos de fantasia. Digamos que ela opta por
retirar 1 ponto de pesadelo e acrescentar 2 pontos em sonhos. Ela utilizou os
três pontos de limite ao seu lance, obtendo o mesmo assim:
Sonhos
ooooo
Pesadelos
ooo
Definido
isso, ela lança seus oito dados (caso os dados de pesadelos e sonhos não
estejam diferenciados por cor, joga-se os dados de pesadelos e depois os de
sonhos), e tem como resultados:
Sonhos:
1,1,1,3,4
Pesadelos:
2,3,4
Nesse
caso, o lance foi favorável aos sonhos, pois os dados referentes a ele
indicaram uma combinação de dados iguais a partir de 3, a combinação mais poderosa. O senhor dos sonhos e pesadelos
continua a cena para Fran, e a mesma termina, de acordo com seu resultado que
foi o de maior poder mágico nos dados:
Senhor
dos sonhos e pesadelos: “agora tem muita açúcar
na fragata de biscoitos; ela está quase afundando, e Ford quatro rodas está
quase encoberto totalmente, e começa a falhar por ter açúcar entrando no
motor.”
Fran:
“Eu ligo uma turbina de nitro que estava
guardada a muito tempo; a força dela é tamanha que faz a açúcar presa nas
engenharias do motor virar algodão doce, enquanto começo a fazer drift’s dentro
da fragata, jogando todo o açúcar que estava quase afundando o navio para fora.”
Entendamos
que, quanto melhor o acerto, melhor e mais exagerada deve ser a narração do
jogador que atingiu o resultado positivo; com isso, ele ganhará pontos de
imaginação, de acordo com seus resultados, mas caso faça uma narração que não
corresponda ao incrível nível de acerto, ele perderá pontos de imaginação.
Guardiões
dos Sonhos é assim; a ambientação do cenário é nos sonhos de uma criança,
guiados por uma fantástica imaginação, que pode gerar qualquer tipo de
história e situação, das mais absurdas possíveis.
Logo mais:
- a definição dos tipos de combinação, o que o jogador ou narrador ganham quando vencem.
- Resultados especiais
- as outras partes da ficha:
estereótipo da criança
características do brinquedo
poderes criados
objetos mágicos
- detalhes de regras para o 1º estágio ou nível do mundo dos sonhos e pesadelos, e como é a dinâmica específica ao mesmo no jogo.
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