A LENDA DOS GUARDIÕES DOS SONHOS...

Esse acontecimento terrível se deu em um momento tão distante à compreensão limitada de tempo que temos, que hoje em dia, nem as anciãs mais sábias e vividas possuem em suas histórias a identificação de quando isso ocorreu. Mas existem algumas poucas pessoas, bem pouquinhas mesmo, que conhecem uma lenda que explica como foi que a imaginação não se perdeu totalmente, o que teria levado a humanidade a viver eternamente em um mundo gélido e cinzento, imutável e cruel; e essas poucas pessoas contam o que sabem a bem poucas ainda, pois quem acreditaria em tais fantasias? Bem, ainda tem as crianças, e são a elas que essa lenda quando contada ainda se dirige, já que possuem o maior poder imaginativo, e essa história também explica por que foi possível ser assim.
Pois se conta que um dia, quando a quantidade de imaginação era tão imensa que a visão sobre aquele universo existente de outrora enlouqueceria qualquer um hoje, de tão incompreensível e absurdo para o imaginário atual, um pequeno grupo de mulheres e homens desejou ter para si toda a imaginação da existência. Planejaram então roubar, mas de uma forma que ninguém percebesse que era um roubo.


Então um belo dia, fingindo finalmente acreditarem nas histórias sobre o fim da imaginação, as crianças disseram aos adultos gananciosos, que iriam jogar com os dados mágicos, depois de muita insistência deles; quando todas as crianças do mundo pegaram exemplares daqueles objetos, que já eram incontáveis, atiraram no chão com muita força para que quebrassem; mas ao invés de simplesmente quebrarem e libertarem toda a imaginação aprisionada, o poder imaginário que saiu deles, de uma vez só, causou um efeito surpreendente, e que definiria tudo como é hoje.
Aconteceu que o poder que adquiriram fez com que os dados mágicos criassem consciência, e o contato com aqueles sentimentos de possessão deu a eles a vontade de possuírem um domínio; então dividiram a realidade em duas: uma que aos olhos deles era pobre e insignificante, desprovida de toda e qualquer imaginação, e outra irreal, capaz de ser atingida apenas por aqueles com uma enorme imaginação. E assim se fez o nosso Mundo, que chamamos de real, e o Mundo dos Sonhos e Pesadelos, que definimos como irreal. A partir dali, para que as pessoas pudessem sonhar, era preciso dormir, diferente de antes, quando sonhos e realidades conviviam mutuamente.
Quanto aos ladrões de imaginação, foram terrivelmente tragados para o Mundo dos Sonhos e Pesadelos, se tornaram espectros rastejantes entre sombras e escuridão, apenas com a razão de se alimentarem desesperadamente de poder imaginativo, este que restara em abundância apenas nas crianças. E ainda, de toda a obscuridade que existia nos dados mágicos, surgiu o Senhor dos Sonhos e Pesadelos, também sedento pelo poder supremo, mestre daquele mundo imaginário. Mas a vontade deles não seria facilmente saciada.
Foi aqui que os brinquedos, confiáveis aos olhos das crianças, cumpriram o papel decisivo nessa lenda. O contato que tinham com as crianças, bem como aquela confiança em tempos de exílio, fez com que absorvessem poder imaginário, e com um pouco de fantasia, e a necessidade de mais sonhos frente aos eminentes pesadelos, ganharam vida, que despertava apenas quando todos aqueles onde eles estavam dormiam, e o Mundo dos Sonhos e Pesadelos se mesclava com o real. Tendo eles uma ligação natural com seus donos, passaram a protegê-los contra os Seres das Sombras e Escuridão, bem como à gula destruidora do Senhor dos Sonhos e Pesadelos.
E foi assim, que a maioria dos adultos perdeu a imaginação, que as crianças se tornaram principais e derradeiras detentoras deste poder, e que todas as noites, quando dormem e os mundos real e irreal se encontram, os seres devoradores de imaginação atacam, e os brinquedos despertam, sendo eles os eternos e fantásticos... Guardiões dos Sonhos.
Por fim, ia quase me esquecendo, há ainda a história de que muitos daqueles dados mágicos não se espatifaram e ainda existem por ai, que não absorvem mais a imaginação, mas que podem ser usados para adentrar no Mundo de Sonhos e Pesadelos, porém, apenas aqueles que ainda guardam o verdadeiro poder, aquele capaz de criar todas as coisas, conseguem fazer essa viajem: o lendário poder da imaginação...
Nenhum comentário:
Postar um comentário