sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mestrando...

Olá crianças!

Aqui vai mais uma postagem do meu antigo blog.  Enquanto eu não achar nada para postar aqui, ficarão com meus posts antigos. ^^'

Nesse artigo não irei "ensinar a Mestrar bem...". Simplesmente irei dar a vara para que possam pescar...!
Antes mesmo de começarmos a narrar, temos que ter um conceito do que vamos começar a base na Narração. Por esse motivo é sempre bom ter uma História base para o seu RPG, até mesmo um pequeno Prologo para que você comece a narrar. Também, uma ótima alternativa, é por os Players a "trabalhar". Players com uma boa história inicial ajuda bastante!
Enfim, agora que já começamos no básico, vamos para a arte de "Mestrar".
Quando começar, tente dar descrições sobre onde os Players estão, o que eles fazem alí. Descreva bastante o cenário, pois ele é muito importante.




Exemplo:

" Soava o vento na cara de nossos aventureiros, os mesmos nem ao menos podiam abrir os olhos. Já escalavam aquela montanha há algum tempo. O caminho era estreito, a sua direita encontrava-se um penhasco, onde caiam pedras nas beiradas, não se ouvia o baque delas ao se chocar ao chão. Ao outro lado, parecia que se encontrava uma parede, a mesma com pedras caindo, não grandes, mas tão menores quanto poderiam machucar alguém alí. A sua frente não se via o final daquele caminho. Olhavam acima e não conseguiam ver o final da montanha... "

Essa foi uma breve e simples descrição do cenário. Um descrição assim dá uma breve noção aos Players de onde eles estão. A cena se constroe na sua mente, parecendo que eles estão vendo um filme, vendo seus personagens agindo, mas agindo por ordem deles.
Uma boa descrição também não deve ser feita somente pelo cenário - é óbvio. A mesma deve ser feita nos " NPCs " ( os personagens NÃO jogadores, que são controlados pelo Mestre de jogo). Tente descrever bastante o NPC, imagine que você está vendo ele a sua frente, depois, escreva tudo que você viu. Explique também os minimos detalhes. Isso também pode servir com uma foto. Pegue a mesma e descreva ela com a suas palavras.

Exemplo:

" Depois de algum tempo subindo a montanha, os aventureiros chegam no topo. O vento parece estar mais forte. O chão alí é todo cheio de buracos e grandes pedras.
Depois de andar um pouco pelo cenário, os players encontram um pessoa alí. A mesma encontrava-se de costas. A espada era grande, guardada nas costas, a mesma começava no pescoço e terminava quase que no tornozelo. Abaixo da espada uma capa preta, que cobria todo o corpo, um cinturão cortava a barriga, servia para segurar a capa e servia também de estoque para mais outras coisas que alí estavam amarradas; vidros pequenos, com uma cor verde forte; uma faca pequena; um lenço. Notava que era um homem, os braços nus ao vento, cheios de cabelo, se encontravam com marcas, parecia mais aqueles soldados aposentados de guerra.
Ele foi se virando lentamente. O seu longo cabelo negro flutuava com o vento, dando espaço a sua cara, dois olhos negros olhavam atentamente aos aventureiros que alí estavam. Um risco no olho direito, que descia até o final da boca. Sombrancelhas grandes, ligados uma na outra. Virado totalmente de frente para os aventureiros, o peito nu, cheio de pelos, com um corte bem no meio da barriga. A sua calça, ou algo que era para ser uma calça, rasgada, aquilo mais parecia um pedaço de pano. E por final, encontrava-se descalço..."

Isso já serviu para terem uma noção (acho que exagerei nesse último exemplo xD). Sempre é bom detalhar ao máximo. Como eu sempre digo: O RPG é feito por detalhes! Isso quase sempre é verdade. Um jogo bem detalhado, na parte do Mestre e na dos jogadores, deixa o jogo mais "cool". Caso contrário, o jogo fica muito "chato", e os players ficam pensando: " Isso nunca vai acabar"?

Foi isso, espero que isso sirva de ajuda para alguém. Lembre-se sempre de dar muitos detalhes, em qualquer lugar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário