quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sistema Espírito Livre: Características de Personagem


Continuando a falar sobre o sistema Espírito Livre, agora trazemos as características dos personagens a partir da organização da ficha. Na 1º parte as características básicas, que são aquelas, digamos, inerentes a qualquer pessoa, e na 2º parte as características adquiridas, que precisam de uma vivência a mais para serem de posse dos personagens durante a vida dos mesmos. 

Buscamos abranger o máximo de características, detalhando as possibilidades de um personagem em criação mas ao mesmo tempo tentando deixar de fácil entendimento. Queremos também deixar a abrangência dos conhecimentos que o personagem pode se tornar perito bem claros na ficha, e fazer dos conhecimentos mais específicos destacados ao máximo. Para isso planejamos as "Características Únicas" que seriam a definição do diferencial, como pro exemplo, o humano pode ser bom em armas pesadas, mas ter uma característica única chamada "explosivos", o que lhe daria bonificação e especialização nos mesmos, em um teste do tipo, bem como poderia definir um conceito. Bem, mas detalhamos o tema depois, por hora, fica aqui para entendimento de quais e como são as características no sistema.

3º PARTE: Entendo a ficha de personagens
A ficha de personagens nesse sistema é dividida em diferentes partes, além dos dados a serem descritos sobre cenário e personagem:
1º Características Básicas: É a base do personagem, o que definirá suas atribuições primárias. Estão divididas em Espiritual, Material, Mental.

Espiritual

Material

Mental

Beleza
A aparência física e o modo de se comportar e se vestir em uma determinada sociedade.
Ágil
A velocidade de movimento do corpo no espaço físico.
Astuto
A característica para a ação eficiente em um momento que necessita de decisões  rápidas.
Empatia
Faculdade de perceber o estado do pensar e sentir de outra pessoa.
Forte
Representa a potência muscular, quanto se consegue incidir em um golpe ou ação de esforço bruto.
Cognição
É a possibilidade de aprender, de perceber e absorver o mundo ao redor.
Influente
É o quanto um personagem possui de prestígio e audiência sobre o meio em que atua.
Resistente
Capacidade de resistir ao cansaço, doenças e outras anomalias físicas.
Memória
O quanto o personagem consegue captar, guardar e recuperar em sua mente o que se passa em suas vivências.
Respeito
O que leva outras pessoas a se submeterem à ordens ou pedidos, seja por veneração ou medo.
Robusto
A constituição corporal, capacidade de resistir a danos e ferimentos.
Sábio
É o agir de maneira correta nas diversas situações complicadas e perigosas da vida.
2ºCaracterísticas Adquiridas: São variadas, definem as habilidades e aprendizados do personagem alcançados em sua vida.

Combate Físico: Expressão de como o personagem se sai em ações de lutas e choques físicos no corpo-a-corpo.
Agarra
Apresamentos e sustentação
Desloca
Quebrar o centro de gravidade do oponente
Bloqueia
Rapidez em proteger o corpo
Esquiva
Sair do campo de ataque ao se tornar alvo
Cabeça
Uso dessa extremidade como arma
Soco/Braços
Destreza com golpes pelos braços
Chute/Pernas
Destreza com golpes pelas pernas
Outros
A depender do cenário (calda, mordida, etc.)
Combate Armado: Como o personagem se sai com armas de fogo ou brancas
Armas brancas leves
Facas, punhais, adagas, etc.
Armas de fogo leves
revólveres
Armas brancas pesadas
Marretas, espadas de duas mãos, etc.
Armas de fogo pesadas
Bazucas, canhões
Esforços Físicos: Ações variadas que precisam de força muscular e coordenação motora
Conduz
Automóveis, e se tiver conhecimento em animais, cavalga-os
Equilibra
Andar em locais de difícil controle do centro de gravidade do corpo
Corre
Força de deslocamento com as pernas
Nada
Habilidades na água
Desloca objetos
Puxa, empurra, ergue,etc.
Salta
Força muscular dos membros inferiores
Conhecer Básico: São os conhecimentos relativamente mais fáceis de serem adquiridos.
Línguas
O dialeto nativo e o quais mais souber
Oratória
O sentido da fala e seus adjetivos
Lugar
O que sabe geograficamente sobre o mundo que vive
Sociedade
Sobre os costumes e hábitos de onde se vive
Observa
A visão para as proximidades ou para as distâncias
Tecnologia
Conhecimentos do que há de mais avançado
Conhecer específico: Adquiridos por experiências de maior  complicação.
Animais
Domar, tratar animais, e outros saberes relacionados
Clima
Noção de tempo de chuva, sol, etc.
avalia
Saber sobre a natureza de um objeto ou seu valor
esconde
Capacidade de se esconder ou passar desapercebido
Canto
Habilidade artística com as cordas vocais
Furta
Punga, arrombamentos, etc.
Concerta
Ofícios em concerto de coisas que o personagem conheça (tecnologia, armas, carros, etc.)
sobrevive
Viver sob situação de privação
Cultura: Níveis de conhecimentos gerais mais elaborados e conquistados por estudo amplo.
Artes
Pinturas, literatura, e outras formas
Ciências ocultas
Saberes sobre os mistérios da realidade
Ciências Exatas
Para lidar com números e cálculo
Fisiologia
Funcionamento e tratamentos do corpo
Ciências Humanas
Estudos sobre o homem, suas relações e seu habitat (história, antropologia, etc.)
Leis e Política
As nuances da organização social e suas regras.
Relações Sociais: Especialidades no que condiz ao tratamento entre individuos
Apresenta-se
Como se mostra e se comporta em    grupo
Coage
Intimidar, fazer o indivíduo temer e evitar decisões, ou forçar a outras.
Blefa
Enganar com palavras e ações que levem os outros a acreditar
Debate
Habilidade para um duro debate de forças, ou a lábia sutil.
Cativa
Levar ao convencimento, fazer crer nas possibilidades.
Imita
O quanto consegue se comportar como os outros de um grupo social.

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