Continuando a falar sobre o sistema Espírito Livre, agora trazemos as características dos personagens a partir da organização da ficha. Na 1º parte as características básicas, que são aquelas, digamos, inerentes a qualquer pessoa, e na 2º parte as características adquiridas, que precisam de uma vivência a mais para serem de posse dos personagens durante a vida dos mesmos.
Buscamos abranger o máximo de características, detalhando as possibilidades de um personagem em criação mas ao mesmo tempo tentando deixar de fácil entendimento. Queremos também deixar a abrangência dos conhecimentos que o personagem pode se tornar perito bem claros na ficha, e fazer dos conhecimentos mais específicos destacados ao máximo. Para isso planejamos as "Características Únicas" que seriam a definição do diferencial, como pro exemplo, o humano pode ser bom em armas pesadas, mas ter uma característica única chamada "explosivos", o que lhe daria bonificação e especialização nos mesmos, em um teste do tipo, bem como poderia definir um conceito. Bem, mas detalhamos o tema depois, por hora, fica aqui para entendimento de quais e como são as características no sistema.
3º PARTE: Entendo a
ficha de personagens
A ficha de personagens nesse sistema é
dividida em diferentes partes, além dos dados a serem descritos sobre cenário e
personagem:
1º
Características Básicas: É a base do personagem, o que definirá suas
atribuições primárias. Estão divididas em Espiritual, Material, Mental.
Espiritual
|
Material
|
Mental
|
|||
Beleza
|
A
aparência física e o modo de se comportar e se vestir em uma determinada
sociedade.
|
Ágil
|
A
velocidade de movimento do corpo no espaço físico.
|
Astuto
|
A
característica para a ação eficiente em um momento que necessita de
decisões rápidas.
|
Empatia
|
Faculdade
de perceber o estado do pensar e sentir de outra pessoa.
|
Forte
|
Representa
a potência muscular, quanto se consegue incidir em um golpe ou ação de
esforço bruto.
|
Cognição
|
É a
possibilidade de aprender, de perceber e absorver o mundo ao redor.
|
Influente
|
É o
quanto um personagem possui de prestígio e audiência sobre o meio em que
atua.
|
Resistente
|
Capacidade
de resistir ao cansaço, doenças e outras anomalias físicas.
|
Memória
|
O quanto
o personagem consegue captar, guardar e recuperar em sua mente o que se passa
em suas vivências.
|
Respeito
|
O que
leva outras pessoas a se submeterem à ordens ou pedidos, seja por veneração
ou medo.
|
Robusto
|
A
constituição corporal, capacidade de resistir a danos e ferimentos.
|
Sábio
|
É o agir
de maneira correta nas diversas situações complicadas e perigosas da vida.
|
2ºCaracterísticas Adquiridas:
São variadas, definem as habilidades e aprendizados do personagem alcançados em
sua vida.
Combate Físico: Expressão
de como o personagem se sai em ações de lutas e choques físicos no
corpo-a-corpo.
|
|||||
Agarra
|
Apresamentos e sustentação
|
Desloca
|
Quebrar o centro de gravidade do oponente
|
||
Bloqueia
|
Rapidez em proteger o corpo
|
Esquiva
|
Sair do campo de ataque ao se tornar alvo
|
||
Cabeça
|
Uso dessa extremidade como arma
|
Soco/Braços
|
Destreza com golpes pelos braços
|
||
Chute/Pernas
|
Destreza com golpes pelas pernas
|
Outros
|
A depender do cenário (calda, mordida, etc.)
|
||
Combate Armado: Como o personagem se sai com armas de fogo ou
brancas
|
|||||
Armas
brancas leves
|
Facas, punhais, adagas, etc.
|
Armas
de fogo leves
|
revólveres
|
||
Armas
brancas pesadas
|
Marretas, espadas de duas mãos, etc.
|
Armas
de fogo pesadas
|
Bazucas, canhões
|
||
Esforços Físicos: Ações variadas que precisam de força muscular e
coordenação motora
|
|||||
Conduz
|
Automóveis, e se tiver conhecimento em animais,
cavalga-os
|
Equilibra
|
Andar em locais de difícil controle do centro de
gravidade do corpo
|
||
Corre
|
Força de deslocamento com as pernas
|
Nada
|
Habilidades na água
|
||
Desloca
objetos
|
Puxa, empurra, ergue,etc.
|
Salta
|
Força muscular dos membros inferiores
|
||
Conhecer Básico: São os conhecimentos relativamente mais fáceis
de serem adquiridos.
|
|||||
Línguas
|
O dialeto nativo e o quais mais souber
|
Oratória
|
O sentido da fala e seus adjetivos
|
||
Lugar
|
O que sabe geograficamente sobre o mundo que vive
|
Sociedade
|
Sobre os costumes e hábitos de onde se vive
|
||
Observa
|
A visão para as proximidades ou para as distâncias
|
Tecnologia
|
Conhecimentos do que há de mais avançado
|
||
Conhecer específico: Adquiridos por experiências de maior complicação.
|
|||||
Animais
|
Domar, tratar animais, e outros saberes relacionados
|
Clima
|
Noção de tempo de chuva, sol, etc.
|
||
avalia
|
Saber sobre a natureza de um objeto ou seu valor
|
esconde
|
Capacidade de se esconder ou passar desapercebido
|
||
Canto
|
Habilidade artística com as cordas vocais
|
Furta
|
Punga, arrombamentos, etc.
|
||
Concerta
|
Ofícios em concerto de coisas que o personagem
conheça (tecnologia, armas, carros, etc.)
|
sobrevive
|
Viver sob situação de privação
|
||
Cultura: Níveis de conhecimentos gerais mais elaborados e conquistados
por estudo amplo.
|
|||||
Artes
|
Pinturas, literatura, e outras formas
|
Ciências
ocultas
|
Saberes sobre os mistérios da realidade
|
||
Ciências Exatas
|
Para lidar com números e cálculo
|
Fisiologia
|
Funcionamento e tratamentos do corpo
|
||
Ciências Humanas
|
Estudos sobre o homem, suas relações e seu habitat
(história, antropologia, etc.)
|
Leis
e Política
|
As nuances da organização social e suas regras.
|
||
Relações Sociais: Especialidades no que condiz ao tratamento
entre individuos
|
|||||
Apresenta-se
|
Como se mostra e se comporta em grupo
|
Coage
|
Intimidar, fazer o indivíduo temer e evitar
decisões, ou forçar a outras.
|
||
Blefa
|
Enganar com palavras e ações que levem os outros a
acreditar
|
Debate
|
Habilidade para um duro debate de forças, ou a lábia
sutil.
|
||
Cativa
|
Levar ao convencimento, fazer crer nas possibilidades.
|
Imita
|
O quanto consegue se comportar como os outros de um
grupo social.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário