segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Referências, inspiração e criação


Abaixo um texto ótimo sobre criação e inspiração, pautando o básico mas que para muitos nem é tão básico assim: é preciso ler e viver, buscar diferentes fontes. Sabemos que o Brasil tem uma cultura muito forte de não-leitores e isso para os RPGistas é um crime, pois a quantidade de material que precisamos ler para poder criar algo consistente e inovador, que não caia em velhos clichês é muito grande, frente a tanta coisa que tem por ai (apesar de por vezes os velhos clichês pintados de novo venderem bem, vide os Vampirinhos daquela saga ridícula); além do mais #nerdsomosnozes


Torre do Mago
Torre do Mago#02: Onde buscar referências para suas criações
Ideias, caminhos e exemplos práticos
• Por Bruno Peres em 29 de Setembro de 2011

Hoje vamos tocar em um assunto do qual já falei um pouco em outras colunas por ai, a ideia é a mesma mas vamos um pouco mais a fundo. Tenho feito isso há algum tempo, assim como tenho visto o assunto ser comentado em palestras e por autores conceituados comoIan LivingstoneSteve JacksonGary GygaxMark Rein*Hagen e tantos outros, como todos os autores tupiniquins.
Todos esses que citamos em algum momento usam ou usaram fontes bibliográficas para referências de idéias, concepções e etc. E não estou dizendo que algo foi copiado, como o Trevisan já adiantou por aqui, referências e citações não são cópias e sim uma busca por informações que complementarão sua Chuva de Idéias.
Você está criando algo para jogar com sua mesa e seus amigos, vocês tiveram uma série de idéias, juntaram tudo o que gostariam de ver em seus elementos, personagens, NPCs e em um determinado momento suas criações param e não andam para nenhum lado.
 
E agora, como seguir com isso?
Quanto maior for sua bibliografia, mais fácil será para você buscar idéias (mesmo que inconscientemente) dentre as coisas que já leu, viu e ouviu por ai. Eu ainda considero ler a minha principal fonte de material para criação (sem contar a diversão neh rs*), mas uma boa filmografia, uma variedade de HQs, Card Games, outros livros de RPG, desenhos animados e seriados também sempre agregam.
Enfim, tudo que passar por sua vida servirá de fonte em algum momento de seu processo de criação, mas não se esqueça de pesquisar materiais que tenham a ver como o que esta criando.
 
 
Um exemplo prático
No D3system estávamos fazendo um cenário situado no velho oeste, então fui atrás de fontes desse gênero, como Tex, DVDs, outros gibis, livros e etc. Isso me incentivou a buscar mais informações sobre o tema e comecei a me familizar com termos, comportamentos, culturas e materiais que nao conhecia antes. Aprendi sobre as diligências, como os duelos aconteciam, roupas, medicina e até a religião dos nativos americanos. Tudo isso meu deu uma base concreta para escrever sobre um cenário que eu estava criando, todas essas referências me deram uma base mais concreta para escrever contos e bolar personagens mais profundos e mais bem trabalhados.
 
Se você for escrever sobre vampiros, guerras, zumbis, steampunk, ciberpunk ou criar algo completamente novo, referências sempre o ajudarão a seguir com mais confiança de estar no caminho certo e quando estiver fazendo isso muitas ideias surgirão, até uma hora você, provavelmente, empaque.
Não desista, respire e comece a ler suas referências novamente que as idéias voltarão a fluir.
 
Quer mais um exemplo disso?
Você começa a criar uma cidade no meio de uma floresta, durante sua Chuva de Idéias decide que esta será uma mata encantanda e que Ents caminham por ela. Acha que pode ser uma cidade de ouro ou até mesmo mágica de alguma forma (que ainda não pensou como), então você empacou e não sabe como continuar, quando olha suas referências você acha histórias sobre Eldorado e as lendas das buscas por essa cidade - e você verá uma infinidade de cidades com algo de diferente por toda a literatura mundial, desde cidades de ouro até ilhas mágicas que voam, e isso vai te dar cada vez mais idéias.
 
Então estou mesmo roubando ideias?
Não, você esta usando isso como fonte de referências. Sei que já falei sobre isso mas vale a pena repetir: Já pensou que as histórias que utilizam elfos e anões vem de J.R.R Tolkien? E que até ele usou como referência muitas histórias da mitologia nórdica? Você encontrará muitos exemplos por ai, é só procurar.
Toda torre de mago por aqui tem suas enormes prateleiras recheadas de livros, monte a sua com tudo o que gosta de ler, ver e ouvir. Use e abuse das fontes que o mundo trás até você e crie histórias e elementos fantásticos. Não tenha medo de tentar, errar, publicar, compartilhar e o principal: Se divertir!
 
Quanto mais você ler e pesquisar, mais ideias terá. #ficadica

extraído de:

http://www.rpgonline.com.br

Um comentário:

  1. Comigo o processo é inverso.
    Vou lendo algo casualmente, ou assisto, e a inspiração vem! kkkkkkkk'

    ResponderExcluir