segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Rolando dados pelo mundo (エディション日本): Sword World

"Edishon Nihon"; é como podemos ler as grafias japonesas em Katakana (usadas para palavras extrangeiras) e Kanji (originários principalmente do Chinês-estes originalmente significam "origem do sol"), as quais provavelmente quem olhou, a primeira relação que fez foi com a chamada terra do sol nascente.

Como podem observar, nosso novo template e Song Themes (temos um player lista em algum lugar aqui do blog...) faz uma homenagem aos animes e mangás, provavelmente no próximo período esse blog ficará "contaminado" por cultura pop japonesa, e com certeza, a primeira viagem de 2012 da nossa série "Rolando dados pelo mundo", pesquisará o que anda rolando em termos de RPG por aquele país tão amado por muitos...

Antes, um pouco de conhecimentos extras

Anteriormente...

100 mil anos atrás, período paleolítico, é o período dos primeiros indícios de vivência humana no arquipélago que forma o que hoje conhecemos como Japão, tendo quatro ilhas principais: Hokkaidou, Honshuu, Shikoku e Kyuushuu, além de milhares de pequenas ilhas. O cultivo do arroz através da irrigação é datado de 300 A.C.; a família imperial japonesa "impera" desde o século VI D.C., apesar de sabermos hoje que não passa de uma tradição, ao invés de verdadeiro poder político como outrora. Apesar desses imperadores, até o fim do século XVI houve relativa divisão, quando generais de amplo poder e a força de Tokugawa, unificaram os feudos (período Edo, de administração de Tokugawa e pouca relevância do império.


Tokugawa Mitsukuni,
líder unificador
A era Meiji (1868-1912 - Sim,sim, Rurouni Kenshin, ou Samurai X) é marcada pela volta do poder do Imperador, e também de reabertura ao exterior, tendo o Japão se fechado na era Edo. Visava-se tornar uma potência como as Europeias, e o poder almejado levou a atitudes imperialistas sobre a região, tendo China e Coreia como principais adversários. Na 2º Guerra Mundial, passou a fazer parte do eixo, junto a Itália e Alemanha, pelo fato de as mesmas assinarem acordo reconhecendo o Japão como líder de uma nova ordem do oriente. Sabemos dos resultados das bombas atômicas e da rendição...

Hoje...

Tóquio, uma das cidades mais
modernas do mundo, é o cartão
postal do que busca o Japão busca
mostrar ao mundo.
O básico é que muito do que conhecemos hoje, da quantidade de fãs de cultura japonesa, se deve às políticas realizadas pelos governos daquele país após a 2º Guerra. Como depois de qualquer guerra, sempre se busca jogar areia por cima e deixar o passado para trás, eles foram a fundo nisso. Um dos resultados foi a massificação pelo mundo daquela cultura, algo que foi de fato também ajudado pela grande quantidade de comunidades japonesas existentes em muitos países importantes para o cenário político mundial. E hoje, vemos ser um país com tecnologia de ponta sendo desenvolvida, índice de desenvolvimento humano alto, entre outros avanços de países ditos de 1º mundo. 

E que bom que aquele alastramento cultural aconteceu, pois não há como negar a riqueza da cultura daquele país. Temos acesso a muitas coisas interessantes que enriquecem culturalmente e fazem de muitos entretenimentos verdadeira magia. Assim temos ótimos vídeo games, jogos, animações, e também, RPG! (de mesa, não apenas eletrônicos)

 Agora, O Jogo de Interpretação de personagens mais famoso do Japão: Sword World.

Agradecendo especialmente à Kely, que faz parte da comunidade brasileira no Japão e nos fez tal indicação, nos ajudará muito ainda em nossa busca pelos RPG's do Japão, a começa por Sword World. 

Lançado originalmente no fim da década de 80, a última edição, publicada em 2008, alcançou a marca de 10 milhões de cópias, incluindo nestes números livros de regras e de referências. A editora é a SNE, uma das maiores do Japão, responsável também por variados Mangás e outras publicações do gênero.

A criação foi de Ryu Mizuno, o mesmo de Record of Lodoss War, tal ilha faz parte do mundo de Sword World. Nossas informações são um poco escassas (ainda) por este material não estar disponível na net de uma forma "alternativa", e para não perdemos muito tempo, colocamos aqui também parte do material publicado no blog "Eu sou RPGISTA", que também buscou essa "missão" de trazer info's sobre este RPG.


Vejamos as raças existentes:

"- Tabbit - Uma raça de coelho bípede que estão viajando ao redor do mundo.
- Rune-folk - Uma raça humanóide artificial que tem uma fome para servir outras raças por instinto.
- Nightmare - Eles são mutantes de outras raças e nascem com o dom de ambos os combates e magia. No entanto, porque acredita-se que suas almas são distorcidas e poluída, Nightmares são olhados com desconfiança.
- Lilldraken - Uma raça de bípedes dragão-folk que, como comércio e bugigangas.
- GrassRunner - Uma corrida como diminutivo de hobbit e halfling. Eles são curiosos e hilariantes de habitação popular de fadas na grama.GrassRunners têm uma falta de afinidade com a mana, a maioria deles não pode usar magia. Em vez disso, eles têm uma imunidade a magia.

"Existem oito classes (Bard, Fighter, Priest, Ranger, Sage, Shaman, Thief e Sorcerer) para personagens e 2 classes (Priest e Dark Dragon Priest) por apenas NPCs. Cinco principais raças (Human, Dwarf, Elf, Half-Elf e GrassRunner) pode tornar-se Players."

"O jogo utiliza apenas dois seis lados dados, como outros dados de poliedros não são comuns no Japão. rolar 2d6 dados se traduz em uma ampla gama de mais de números aleatórios usando uma tabela de classificação. A tabela de classificação é utilizada para a implantação de danos, redução de danos roll e tal. Um trecho da tabela de Avaliação seguinte."



número da chave é igual a arma / armadura "força requisito s, ou o poder de magia. Heavier arma / armadura é mais forte.

Sistemas de Magic em Forcelia
Todos os sistemas de magia em Forcelia são chamados mahougo (魔法语 aceso. mágica linguagem, língua mágica) com base em crença no poder das palavras. Cada sistema de magia possui um sistema de linguagem adequada a seguir, ea linguagem tem o poder mágico em si mesmo.

Sistemas de magia Forcelia


Para ter acesso a matéria completa de "Eu Sou RPGISTA"

3 comentários:

  1. Como anda seu inglês?

    http://swordworld.wikia.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, faço parte de administração da loja de rpg Taberna do Dragão. A loja conta uma grande variedade de dados rpg, livros rpg e outros artigos do gênero. Venha conferir.

    ResponderExcluir